quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Doce de meloa

Olá amigas, hoje não vos venho mostrar nada de ponto cruz...venho mostrar-vos um doce de meloa que fiz.
O sr. A.é um senhor de 80 e muitos anos que tem uma horta aqui perto da minha casa. Todos os dias antes de ir para lá (e quando regressa) fica à conversa com o meu pai. Há uns dias disse que tinha meloas madurinhas  e começou a dar-nos algumas...todos os dias. Apesar de gostarmos muito e de termos comido muitas, estavam ali umas grandes e bem madurinhas mesmo a pedir para serem transformadas em doce :)
E foi o que fiz no sábado. Nunca tinha feito doce de meloa, mas lembro-me de a minha mãe fazer de melão, por isso não podia ser muito diferente. O resultado foi um doce delicioso.
Nós adorámos e dei dois fracos ao sr. A. que disse que nunca tinha provado e gostou muito :)


Já fizeram? Gostam? Ou nunca experimentaram? Querem a receita que usei?

Aqui fica:
3 kg de meloa (deu estes frascos e uma tigela cheia...o frasco da tampa branca e vermelha é bem grande)
2 kg de açúcar (pode parecer muito, mas se colocarem pouco açúcar o doce não se conserva tanto tempo)
3 paus de canela

Tiram a casca e as sementes da meloa, partem aos quadradinhos, pesam e colocam num tacho com o açúcar por cima. Deixam repousar umas horas (ou uma noite). Eu como não gosto de encontrar bocados da fruta, depois de deixar repousar triturei tudo.
Levam ao lume brando e quando começar a ferver (como a meloa tem muita água) ganha uma espuma verde. Com uma concha retiram a espuma e continuam a ir mexendo o doce. Quando atingir o ponto estrada está feito.
Colocam ainda quente em frascos já esterilizados, fecham logo a tampa, viram os frascos ao contrário e deixam ficar assim até ao dia seguinte.Assim faz vácuo e o doce conserva-se muito mais tempo;)

Se experimentarem digam-me o que acharam;)

Boa 4ª feira :)

11 comentários:

Unknown disse...

Olá Diana,

Deve ficar com um sabor muito agradável.

Vou experimentar.

Bjs

Unknown disse...

querida....o que é Meloa....é o nosso melão do Brasil?
Beijos

Anónimo disse...

Olá,

Olha nunca fiz essa receita, mais aposto que é muito bom.

Bjs
blogperfumedepitanga.blogspot.com/

LC disse...

Olá Diana! Por acaso já fiz doce de tomate, mas de meloa ou melão, nunca fiz... tenho que experimentar um dia :D Beijinhos

Mãos de Fada disse...

Deve ser uma delícia!

:-)

Rita Isabel disse...

Diana que bom aspeto tem esse doce de meloa.
Já fiz doces de outras frutas mas de meloa nunca. Tenho que experimentar.
Bjs

Vanessa Biali disse...

Oi, Diana!
Que interessante! Acho que ainda não vi essa fruta aqui no Brasil.
Um tempo atrás, fiz uma mistura de doce de pêra com maçã para passar no pão. Ficou tão bom!
Querida, obrigada pelo seu carinho lá no blog. Sempre me sinto alegre com as tuas visitas. Desculpe pela demora na resposta. As últimas semanas foram ultra corridas por aqui. =)
Beijo grande,

Mónica disse...

De meloa nunca comi, mas de melão gosto muito!!

Vanessa Biali disse...

Oi, Diana!
Passando para deixar um beijo.
Saudade de ver teus bordados.
Beijos,

Renata disse...

Hum...deve ser muito bom...
Abraços e parabéns pelo capricho!
Abraços
Renata

Carla disse...

Já fiz compotas de vários frutos, mas de meloa nunca experimentei...lá está, não me chegam meloas em abundância, hehehe!
O açúcar não é muito...eu também costumo cortar no açúcar, mas se cortarmos demais, depois isso repercute-se no resultado final...

Beijinhos :)